O que devo priorizar, Poupança ou Reserva Financeira

Então, primeiro devemos entender porque fiz esta diferenciação, digamos que talvez pudessem ser a mesma coisa, terem o mesmo significando. Mas pode acreditar, não tem, e vou explicar melhor.

Olá amigo Empresário…

Você faz Poupança ou gera Reserva Financeira ?

Então, primeiro devemos entender porque fiz esta diferenciação, digamos que talvez pudessem ser a mesma coisa, terem o mesmo significando. Mas pode acreditar, não tem, e vou explicar melhor.

Quer entender então, ou melhor, quer saber executar estas duas atividades de forma mais Profissional, e gerar prosperidade em sua vida ?

Então vamos aos fatos.

Só que primeiro você deverá estar disposto a algo concreto em sua vida: criação de novos hábitos.

Talvez você não saiba, mas o consumo excessivo, ou os gastos excessivos estão enraizados nas entranhas do nosso comportamento, e adquirimos isso com o passar dos anos.

E muitas vezes vem de berço, pois não fomos educados a economizar, e consequentemente a guardar dinheiro.

Comprar é bem mais fácil, e gostoso talvez.

E o pior, vivemos no lado Ocidental do mundo, consequentemente criados para este consumismo capitalista, e somos bombardeados diariamente pelo Marketing do consumo, e poucas vezes pelo Marketing da cultura da geração de riqueza.

Se você não é um dos que sabem lidar com o dinheiro, ou com as Finanças, então talvez esteja neste limbo do consumismo que estou me referindo.

Será que você foi doutrinado a economizar ?

Talvez não, e ai vem algo muito difícil de executar, que é o auto-controle sobre o que fazer com todo os recursos financeiros recebidos, o dinheiro.

Olhando para a questão do Poupar e de fazer Reservas Financeiras, a diferença básica para isto está a quem se aplica.

Para a poupança, direcionamos para a Pessoa Física.

Já a Reserva Financeira deve ser relacionada a Pessoa Jurídica.

É aqui que começa a morar o perigo.

Principalmente quando as duas entidades (Física e Jurídica) estão juntas, moram na mesma casa, debaixo do mesmo teto.

Você entendeu não é mesmo, estou falando daqueles Empresários que não tem um Pró-Labore definido, não tem uma data para fazer sua retirada…

Quando tudo está junto e misturado, e não se sabe o que é de um e o que é do outro.

Ai complica-se, pois a Pessoa Física (no caso você) não consegue poupar, e a Pessoa Jurídica (sua Empresa) não consegue gerar Reservas Financeiras.

Poupança é parte dos recursos recebidos no período (no nosso caso, o Mês) e que não são gastos, então ficam guardados para uso futuro.

Já as Reservas Financeiras são os recursos gerados pela Empresa, chamado de Lucro, e que são guardados para que sejam utilizados futuramente em uma eventual necessidade (dificuldade) ou para gerar Investimentos na própria Empresa, de forma planejada para o seu futuro e o seu crescimento.

Agora, se tudo está junto e misturado como falei, será difícil saber o que é de um ou de outro.

Difícil saber se a Empresa está dando Lucro.

Sobre gastar, ou gastança, experimente oferecer R$100,00 a uma pessoa que não tem o hábito de economizar ou poupar.

Verá que talvez no mesmo dia ela irá direcionar um objetivo consumista para este recurso.

Agora, pelo contrário, criando o hábito de poupar ou de gerar lucro, verá que terá a tendência a juntar recursos, mesmo que for para começar com “migalhas”.

Saiba que o hábito de poupar está mais relacionado a sua personalidade e sua formação, e isto pode ser moldado.

Lidar com Dinheiro não é fácil, pois ele é tentador, ele pode corromper sua personalidade e seu caráter, pois ele pode comprar muitas facilidades, benécies, qualidade de vida, bem estar, autoconfiança.

Já a falta dele nos rouba tudo isso e mais um pouco. Então você precisa saber de que lado vai querer estar, pois muitas vezes o dinheiro que temos nos compra algo passageiro, já o planejamento de algo pode nos proporcionar coisas duradouras, mesmo que seja no futuro.

Então, sugiro que comece hoje a criar o bom hábito da Poupança e da Reserva Financeira.

Como tudo na vida, precisamos de um começo.

Faça seu planejamento de quanto irá ter (Poupar) ou quanto sua Empresa irá conseguir juntar (Reserva Financeira) daqui a 6 meses, 1 ano, 5 anos.

E saiba que talvez precisará abdicar de muitas coisas que acredita ser merecedor hoje para de fato receber em um futuro bem próximo.

Então, se você é Empresário, não existe prioridade entre Poupar e fazer Reserva Financeira, pois as duas andam juntas, cada uma em sua entidade.

Abs e suce$$o sempre.

P.S.: Qual sua meta mensal em % que irá direcionar para sua Poupança pessoal (lembre-se que ela deve vir do seu Pró-Labore), e quanto as Reservas Financeira da sua Empresa, qual será seu plano de Lucro Mensal?

Abs e suce$$o sempre.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Suporte

Selecione uma opção: