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Em muitas situações, as empresas precisam contratar funcionários temporários para compor um time maior e suprir um aumento de demanda. Para que essa contratação seja realmente efetiva, é preciso fazer um bom treinamento de vendas que coloque os novos membros dentro do contexto da empresa, trazendo os resultados esperados nesses períodos.
Para saber mais sobre esse assunto, acompanhe este post até o final. Boa leitura!
Por que um bom treinamento de vendas é importante?
Como mencionado na introdução, geralmente as companhias contratam funcionários temporários em períodos de aumento de demanda, como em finais de ano, quando as pessoas estão dispostas a comprar mais.
Por isso, é importante aproveitar esse período em que mais consumidores entram na loja para criar boas experiências, que farão com que eles sejam fidelizados e voltem a fazer negócio. Além disso é preciso prestar um atendimento de qualidade para converter visitantes em clientes e vender mais.
Sua empresa deve investir em um bom treinamento de vendas, amplo e completo. É importante dar condições para que os novos membros sejam produtivos ao máximo e contribuam com o seu negócio. Em alguns casos de funcionários que se destacam, pode até haver efetivação.
Também é necessário que os colaboradores estejam bem treinados para agilizar os processos operacionais. Afinal, conseguir resolver os problemas em menos tempo também contribui para o aumento da produtividade.
Como fazer um bom treinamento?
Ofereça treinamento básico sobre a rotina da empresa e seus produtos
Primeiramente, estabeleça para os novos funcionários como é a rotina da sua empresa diariamente. Ensine o que eles deverão fazer em detalhes e certifique-se que eles realmente absorveram tudo.
Atualize-os com relação à missão e aos valores da companhia também, para que eles cooperem ativamente para o crescimento alinhados com a proposta.
Não esqueça de apresentar em detalhes seus produtos, seus benefícios e diferenciais, e como cada um resolve os problemas dos clientes. O funcionário precisa saber quais os argumentos mais fortes e convincentes que levarão o consumidor à compra.
Ofereça treinamentos práticos
Mas não fique só na teoria. Leve seus funcionários às situações práticas e incidentes que poderão ocorrer no cotidiano. Você precisa saber como eles se comportarão em momentos de estresse ou em contextos inesperados.
Nesse sentido, simulações são interessantes, pois ajudam a visualizar situações reais e a preparar o membro para o que terá de enfrentar.
Ofereça suporte aos funcionários temporários mesmo após o treinamento
Mesmo com os contratados devidamente treinados, é essencial acompanhar o trabalho deles depois também. Sempre ofereça feedbacks precisos e claros acerca do desempenho e esteja sempre pronto para dar o suporte em tudo que precisarem.
O trabalho do gestor não acaba com o treinamento: é seu dever, também, obter o melhor resultado dos colaboradores na hora da execução das atividades.
Não deixe de focar no bom atendimento ao cliente
Uma boa preparação da equipe deve evidenciar o quanto é importante um ótimo atendimento ao cliente. Afinal, ele é o centro da estratégia da empresa e de quem ela precisa. Portanto, é sempre bom frisar a necessidade de ser cordial, gentil, respeitoso e compreensivo no momento em que estiver lidando com os consumidores.
O funcionário deve procurar ajudar os clientes a resolver seus problemas da melhor forma possível, com diálogos e sugestões corretas, por exemplo. Mas deve considerar os princípios do marketing de permissão, que orienta o colaborador a respeitar o espaço do consumidor e só agir quando ele consentir.
Para obter um resultado produtivo em tempos de aumento de demanda, deve seguir às dicas citadas. Afinal, você quer que seu negócio atraia cada vez mais clientes nesses períodos específicos, mas também deseja fidelizá-los e os mantê-los sempre por perto. E, evidentemente, com esses princípios sendo respeitados, você conseguirá qualidade e consistência para outros períodos do ano também.
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