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OCORRÊNCIA
Atenção! O equipamento CF-e-SAT não faz o envio dos arquivos XML para a Secretária da Fazenda a 10 ou mais dias. Não será possível efetuar novas vendas até a regularização e envio dos arquivos. Entre em contato com o Suporte Técnico para mais informações!
CAUSA
Essa mensagem é um alerta onde o sistema bloqueará a emissão de CF-e-SAT caso o Equipamento esteja sem comunicação com o SEFAZ/SP por 10 ou mais dias. Isso é necessário, pois a partir do décimo dia, os CF-e-SAT’s emitidos há 10 dias anteriores tornam-se inábeis, conforme informações do próprio SEFAZ/SP. Para facilitar essa validação, será possível configurar a partir de quantos dias sem comunicação com o SEFAZ/SP o aplicativo começará a enviar mensagens ao usuário informando que o Equipamento SAT está sem comunicação. Esse parâmetro é configurado através do aplicativo ConfigECF.exe, paleta SAT-CF-e, campo ‘Int. S/Envio’ (Intervalo sem envio). Será possível configurar valores entre 1 a 7 dias (Figura 01). A partir do sétimo dia sem comunicação com o SEFAZ, os aplicativos Integrado, Balcão e Comanda enviarão mensagens ao usuário alertando sobre a falta de comunicação. Quando chegar ao décimo dia, bloqueará a emissão.
Para validar a data da última comunicação ou transmissão do CF-e-SAT com o SEFAZ existem duas opções;
1-) Pela opção ‘Consultar SAT’, no próprio software básico do aparelho SAT. No caso as informações apresentadas nessa tela podem ser encontradas no nosso sistema seguindo as orientações do passo 2;
2-) Pelo aplicativo Balcão – F8 – Gerenciar CF-e-SAT – Existem dois campos com a seguinte informação ‘Data e hora da última transmissão de CF-e-SAT para SEFAZ’ e ‘Última comunicação com o SEFAZ’, ambas precisam estar com as informações atualizadas (Figura 02 e Figura 03).
E nessa mesma tela de Gerenciar CF-e-SAT existe outra maneira de verificar se não há cupom pendente de envio. Nos seguintes campos ‘Número sequencial do primeiro CF-e-SAT armazenado na memória de trabalho’ e ‘Número sequencial do último CF-e-SAT armazenado na memória de trabalho’ vão estar preenchidos com zeros (Figura 03).
SOLUÇÃO
Todo aparelho SAT possui um software básico para configurações. Das opções disponíveis no software existe uma chamada ‘CONFIGURAÇÕES DE REDE’. Nessas configurações existem duas opções de comunicação que são: DHCP ou IPFIXO. A primeira tentativa seria mudar essa comunicação para IPFIXO, já que por padrão vem configurado o tipo DHCP.
As configurações do IP podem ser conseguidas abrindo o prompt de comando no Windows através do seguinte caminho:
Iniciar – Executar – CMD – Digite ipconfig /all
Executando esse comando serão apresentadas todas as informações que precisamos. No caso IP, Máscara, DNS e Gateway (Figura 04). Essas informações devem ser inseridas no software básico do SAT conforme o exemplo da Figura 05. Importante destacar que os campos precisam estar preenchidos com todos os caracteres. Tomemos como exemplo o campo IP: não se pode preencher da seguinte forma 192.168.2.51, se faz necessário completar os campos com zeros à esquerda, ficando da seguinte maneira 192.168.002.051. Lembrando também que é preciso mudar a última faixa no campo IP. Continuando com o nosso exemplo, onde esta 051 teria que mudar para um intervalo entre 0 e 254, não se pode deixar na mesma faixa do próprio micro ou de algum outro micro que se encontra na rede para que não se tenha conflitos de endereços.
Realizada a configuração do IPFIXO é necessário também validar se as seguintes portas TCP 443 e UDP 123 estão com o status de aberta. Para confirmar esse status é necessário acessar o seguinte link:
http://tools.testesuavelocidade.com.br/teste-porta-conexao.php
Testar as portas TCP 443 e UDP 123;
Ambas devem apresentar status de aberta, caso apresente status diferente, verificar com o provedor de internet o desbloqueio das portas.
Após finalizar a configuração de rede do aparelho SAT e validar se as portas estão com status de aberta, é necessário verificar se no aplicativo Balcão – F8 – Gerenciar CF-e-SAT, ou pelo software básico do SAT através da opção Consultar SAT, os campos ‘Data e hora da última transmissão de CF-e-SAT para SEFAZ’ e ‘Última comunicação com o SEFAZ’ estão com as informações atualizadas. Somente se estiver com os dados atualizados é que o processo foi executado com êxito.
Outra informação que existe nessa tela são os campos ‘Número sequencial do primeiro CF-e-SAT armazenado na memória de trabalho’ e ‘Número sequencial do último CF-e-SAT armazenado na memória de trabalho’, dependendo da quantidade de cupons pendentes podem demorar um pouco para ficarem zerados, pois os arquivos estão sendo enviados ao SEFAZ.
Se mesmo depois de realizados os procedimentos apresentados acima, o aparelho SAT não enviar os arquivos para o SEFAZ, pode-se tentar uma atualização do software básico do aparelho SAT, mas se ainda assim persistir o problema será necessário entrar em contato com o fabricante do SAT.
IMPORTANTE
Pode acontecer de o cliente ficar sem vender no aparelho SAT por 10 dias ou mais por estar fechado ou de férias por exemplo. Quando abrir o aplicativo Balcão o sistema vai apresentar a seguinte mensagem:
Atenção! O equipamento CF-e-SAT não faz o envio dos arquivos XML para a Secretária da Fazendo a 10 ou mais dias. Não será possível efetuar novas vendas até a regularização e envio dos arquivos. Entre em contato com o Suporte Técnico para mais informações!
Apesar da mensagem, apenas feche o sistema e abra novamente, pois no momento que ocorrer essa mensagem o sistema vai forçar uma comunicação com o SAT e verificar que não há cupom pendente e vai liberar para venda. Mas se a mensagem permanecer ao abrir o Balcão, realize uma consulta do SAT pelo software básico do aparelho. Caso a mensagem ainda persista e já tenha realizado o processo descrito no documento, será necessário entrar em contato com o fabricante do SAT.
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