[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” border_style=”solid”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]
Independente de tamanho ou segmento, toda empresa pode aproveitar os benefícios da tecnologia. Usada para criar novas estratégias de negócio e otimizar processos, ela pode ser aplicada em diferentes práticas da gestão. Uma delas é a automação fiscal.
Feita de forma eficiente, a automação fiscal garante uma série de vantagens para o negócio. Entre elas, o aumento da produtividade do time, redução do trabalho manual e a garantia de precisão nas atividades feitas.
Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre a automação fiscal, mostrando como essa prática pode ser benéfica para os resultados da sua empresa. Confira!
Afinal, o que é automação fiscal?
De forma simples, a automação fiscal nada mais é do que a adoção de softwares, plataformas e sistemas inteligentes para otimizar as atividades fiscais da empresa, ou seja, reduzir o trabalho manual e usar práticas integradas e automatizadas. Entre elas, estão:
- emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe);
- conformidade tributária;
- envio de informações aos órgãos fiscalizadores;
- cálculo de impostos;
- classificação de despesas;
- registro de documentos.
Nesse sentido, um software de automação fiscal permite que os profissionais da área não precisem realizar tantas atividades de forma manual, podendo se dedicar à funções mais estratégicas do negócio.
Quais os benefícios dessa prática?
Conforme indicamos, a automação fiscal garante uma série de vantagens para qualquer empresa. Abaixo, listamos os 5 benefícios principais dessa prática. Veja!
1. Eliminação de retrabalhos
Muitas atividades da área Contábil e Fiscal envolvem práticas repetitivas e burocráticas que facilmente podem apresentar erros quando feitas de forma manual. Adotar o software de automação permite a eliminação do retrabalho gerado pelos erros, aumentando a produtividade do time.
2. Garantia de precisão nas informações
A eliminação de erros manuais também resulta na garantia de que as informações armazenadas e usadas pelo time são precisas. Isso é importante porque esses dados são enviados à Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e, quando inconsistentes, podem gerar multas para a empresa.
3. Aumento da segurança de dados
Um dos principais benefícios oferecidos por sistemas de automação é o aumento da segurança dos dados, uma vez que eles são armazenados num ambiente protegido e mantido com as melhores tecnologias do mercado — normalmente, em nuvem.
4. Redução de custos e riscos
A automação fiscal reduz erros, aumenta a segurança e minimiza retrabalhos. Assim, a produtividade aumenta e, consequentemente, os custos são reduzidos, bem como os riscos de perda de dados ou problemas com o Fisco.
5. Facilidade na gestão
Por fim, adotar um sistema de automação permite que o time contábil e fiscal trabalhe de forma mais otimizada, utilizando um ambiente centralizado e digital de gestão. Dessa forma, é possível consultar dados e relatórios gerenciais de forma prática, rápida e remota.
Como adotar a automação fiscal no meu negócio?
Depois de conhecer os benefícios da automação fiscal, é importante saber como adotar essa prática de forma eficiente em sua empresa. Para isso, é fundamental começar com um bom planejamento, definindo:
- como funcionam os processos contábeis e fiscais da empresa;
- quais práticas podem ser automatizadas;
- qual orçamento podemos investir;
- quais as prioridades do time.
Esse levantamento é importante porque, muitas vezes, as empresas investem em soluções que não atendem todas as suas necessidades e ficam frustradas com o serviço prestado.
Ao ter uma ideia clara do que o negócio precisa, é necessário avaliar o mercado e as empresas que oferecem o serviço de automação fiscal. Uma dica importante é analisar a tecnologia utilizada, bem como a reputação do fornecedor antes de fechar um acordo.
Agora que você sabe os benefícios da automação fiscal, acredita que é o momento de adotar essa prática na sua empresa? Então, entre em contato conosco da TDP Sistema de Informação para saber como podemos te ajudar nesse desafio!
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]