[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” border_style=”solid”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]
O Psicodrama é um método que foi desenvolvido pelo médico romeno, Jacob Levy Moreno. Este método de intervenção busca trabalhar os conflitos e situações problemas vivenciadas no dia a dia de forma dramatizada e teatral, com o objetivo de criar um espaço de estímulo ao desenvolvimento e crescimento dos colaboradores da empresa pessoal e profissionalmente.
Drama em grego quer dizer ação”, assim o psicodrama se propõe em colocar no aqui e agora a realidade, que pode e deve ser operacionalizada de forma grupal e ativa. Ao dramatizar conseguimos reduzir e entender as tensões que as provocaram gerando uma melhor visualização de nos mesmos.
A técnica psicodrama apresenta três contextos e cinco instrumentos. O Contexto Social é onde vive o protagonista, de onde traz todo material para a dramatização. O Contexto Grupal formado pelos integrantes da sessão. O Contexto Dramático existe no momento da dramatização. O protagonista é um dos participantes do contexto grupal em torno do qual está centrada a dramatização. O cenário é o espaço que será o lugar da ação dramática (o palco). Conta com o coordenador/diretor da ação dramática que pode ser auxiliado por aqueles que chamamos de ego auxiliar, tem como função o papel facilitar na estruturação dos conflitos propostos pelo grupo.
Na empresa esta técnica é realizada com um grupo de colaboradores, composto de 10 a 12 participantes, sendo aplicada uma vez por mês com duração média de uma hora. A cada encontro pede-se que os profissionais da empresa reflitam sobre alguma situação problema que aconteceu durante a semana ou mês e que tenha gerado algum desconforto ou dificuldade de resolução para um indivíduo ou para a equipe. Depois de escolhida a situação problema pelos participantes há a escolha do protagonista e dos personagens envolvidos na situação que será encenada. A dramatização pode ser interrompida a qualquer momento pelos próprios personagens quando apresentarem alguma duvida ou dificuldade em realizar a encenação ou pelo coordenador/ego auxiliar para expor uma nova percepção de como conduzir o caso. Após a dramatização os participantes do grupo que observaram toda ação pontuam sua percepção sobre o caso, relatando suas opiniões sobre o que foi representado e qual a opinião sobre as possíveis soluções para o problema apresentado.
Alguns efeitos que a pratica eficaz da atividade traz para sua empresa:
- Treinamentos mais efetivos.
- Eliminar problemas organizacionais.
- Revelar comportamentos e emoções que limitam o desenvolvimento.
- Melhorar as relações interpessoais.
- Potencializar resultados.
Gostou deste post? Quer colocar em prática na sua empresa?
Então se certifique que o profissional a desenvolver a prática na sua empresa possui os subsídios teóricos e práticos necessários.
Thaís Alves Pereira
Psicóloga CRP 06/143658
https://www.facebook.com/thais.pereira.758737
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]