O pão francês faz parte da dieta da maioria dos brasileiros. Não à toa, existe até um ditado popular que diz: “há uma padaria em cada esquina”. Mas, se isso é bom para o consumidor, nem sempre é bom para esses estabelecimentos.
Para se destacar diante de toda essa concorrência, a chave é ter uma boa gestão de padaria. Por isso no post de hoje veremos quais são as principais estratégias para se diferenciar no mercado! Continue lendo e confira.
Adote uma boa gestão financeira
Saber exatamente quando e quanto dinheiro é necessário para manter o negócio funcionando é o primeiro passo para reduzir custos. Com uma boa gestão de finanças, a sua padaria economiza bastante com juros bancários, por exemplo, e sabe a quantidade de insumos que é preciso ter no estoque. Assim, além de evitar a perda de itens, com espaço sobrando você poderá sempre aproveitar as promoções que aparecerem.
Nesse sentido, um bom sistema de gestão de padaria é capaz de fornecer todas as informações de que você precisa para controlar bem o seu caixa, podendo investir para melhorar continuamente a sua padaria.
Tenha uma equipe de sucesso
Ter funcionários motivados é uma receita importante para qualquer negócio. No caso específico das padarias — em que funcionários lidam diretamente com o público —, um sorriso pode ser a diferença entre um cliente feliz e um indiferente. Então, uma das dicas para ter uma equipe trabalhando feliz e motivada é recompensar os seus funcionários.
Invista uma parte dos recursos economizados com a sua gestão financeira para criar programas de incentivo. Além disso, dê folgas em dias de menor movimento. Como padarias ficam abertas sete dias por semana, essa prática faz a diferença na satisfação do seu funcionário sem prejudicar o negócio. Por fim, investir em treinamentos de vendas e atendimento ao público também é valioso.
Conheça o seu público
Além dos pães, que são venda certa, diversos outros produtos são vendidos em uma padaria. O que definirá essas vendas é, principalmente, o perfil dos seus clientes. Justamente por isso, é fundamental prestar atenção aos detalhes do seu público. Se a padaria fica em uma região movimentada da cidade, por exemplo, onde as pessoas estão sempre correndo e sem tempo, pode ser uma ótima ideia passar a oferecer alguns produtos de supermercado.
Mas há ainda outras informações importantes a observar. Você pode definir, por exemplo, quais dias e horários têm maior movimento, em que as pessoas mais compram pão. Sabendo disso, basta assar os pães no momento certo para que a maioria dos clientes possa levar um pão fresquinho para casa. Com certeza, isso fidelizará o seu público e gerará mais negócios!
Como sempre, vale ressaltar que a tecnologia pode ajudar você nesse planejamento. Com um bom sistema de gestão de padaria, é fácil definir em quais dias e horários a padaria mais vende, dentre outras informações.
Inove
Por fim, outra estratégia capaz de destacar a sua padaria no mercado é oferecer serviços diferenciados. Quanto a isso, vá além do que se oferece normalmente e aposte em inovações, o que ninguém mais tem.
Serviços por assinatura, por exemplo, são bastante populares, especialmente para itens consumidos diariamente — e ainda melhoram o seu fluxo de caixa, pois garante que uma parte dos seus pães já terão destino certo. Aliando esse tipo de serviço a um sistema de entrega de pães em casa, como é comum nas cidades do interior, você pode fazer a diferença para fidelizar os seus clientes!
Enfim, agora você já sabe como se tornar uma referência no bairro, certo? O mais importante, como vimos, é garantir uma gestão de padaria eficiente e inovadora, para ser capaz de atender o público da melhor forma.
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