Olá, amigo empresário!
Será que podemos aprender algo com grandes empresas? Quero compartilhar com você a história de algumas empresas e produtos que começaram muito depois de seus concorrentes e se tornaram líderes de mercado. Talvez o que eles viveram não se aplique à nossa realidade, ou sim, se aplica?
Pare e pense um pouco comigo… Toda grande empresa foi pequena um dia. Então, é claro que ela tem muito a nos ensinar. Elas podem nos ensinar através dos acertos que tiveram, mas também pelos erros que cometeram! Quero mostrar aqui alguns produtos de empresas que sofreram muito para se destacar diante da concorrência, mas que superaram e também se tornaram líderes em sua época.
Aprendendo a Grande Lição
Existe uma frase clichê, bem jargão mesmo, mas que você precisa entender melhor: acredite você ou não, as grandes vitórias e superações vêm porque aqueles que venceram entenderam o que faz de fato a grande diferença. Vamos ao clichê então: “Nunca desista dos seus sonhos, afinal eles são seus.”
Isso mesmo. Talvez você seja cético, ou quem sabe não consiga ser resiliente. Também temos os casos dos que não se permitem ser consistentes. Estas são algumas sabotagens que fazemos com nossos sonhos. E aí nos deparamos com situações onde empresas e produtos surgem e nos lamentamos por não termos persistido, pois a empresa ou o produto que surgiu você já tinha sonhado, mas não acreditou que poderia ter se tornado realidade, mas outro alguém teve.
A Diferença Entre Persistir e Insistir
Acredito de fato que se você sonha, tem uma ideia, acredita em algo, isto de fato será possível. Entenda que falei será! A grande questão está no esforço e na intensidade que você irá entregar a este sonho, mas também ao tempo que irá planejar para que aconteça. Precisamos entender que até as grandes empresas, quando estabelecem um plano para um novo produto, elas ‘planejam’ e definem uma meta de ‘tempo’ e ‘investimento’.
Captou a mensagem, nobre guru? Três grandes elementos para que o sonho se torne realidade: planejamento, tempo e investimento. De fato, o resultado do sucesso ou fracasso do seu sonho, por mais que você acredite nele, estará dependendo de muitos fatores externos. Só que você também tem fatores intrínsecos à sua conduta que irão determinar a sua realização, e são os que citei anteriormente, mas que preciso reforçar novamente: planejamento, tempo e investimento.
Cuidado para Não Viver no Mundo dos Sonhos
Bem, entendemos que não devemos desistir dos nossos sonhos, pois afinal são nossos. Agora, existem algumas ciladas, umas pegadinhas que atrapalham a realização dos sonhos de muitos empresários. Uma delas é viver no mundo dos sonhos e não aterrissar na realidade. Sim, achar que apenas sonhar fará tudo se realizar. Precisamos entender que os sonhos são sinais que o universo nos manda para que possamos entender que somos sim capazes de escrever histórias diferentes, ou nossa própria história. Mas não podemos esperar que sonhos se tornem realidade em um passe de mágica.
Outra parte importante, que acaba traindo os empresários de plantão, é quando querem transformar todos os sonhos em realidade. Sonham hoje e iniciam um processo de materialização imediata. Aí, na próxima semana, vem um novo sonho, e pronto, mudam o foco, dividem a energia. Pior ainda, mais uma semana, novo sonho e os deuses agora apontaram para outro caminho. Socorro! Cuidado com isso. Lembra que já falei: a realização de um sonho depende do esforço que você irá impor para planejar, o tempo que irá dedicar e o investimento que será necessário.
Sonhos que Viraram Realidade
É verdade, tenho ainda que mostrar um pouco de alguns sonhos que viraram realidade. Isto é importante (os exemplos) para entendermos como devemos nos comportar diante da nossa realidade atual. Os exemplos que temos sempre são baseados em histórias de grande sucesso. Isto é necessário porque são fatos reais que se tornaram conhecidos de todos.
Vamos começar pelo caso do Google. Você sabia que, quando o Google iniciou o seu negócio de anúncios segmentados por palavra-chave, ou seja, o motor de busca, ele era o décimo oitavo a chegar na Internet, estando muito atrasado para a festa? E esta distância dos concorrentes poderia ser fatal para uma empresa de tecnologia. Só que seu líder e visionário, Larry, acreditava (sonhava) que, melhorando e sendo o melhor motor de busca, e acreditando que isto seria o futuro, não teria por que temer o momento em que estavam, porque o futuro seria promissor.
Quer outra evidência de um produto que foi a vanguarda em seu tempo? O iPod. Ele chegou bem depois de outros oito ou nove reprodutores de áudio digital produzidos comercialmente, só que em 3 anos engoliu mais de 70% do mercado. Por quê? Planejamento, tempo e investimento em um sonho.
Entendeu no caso do iPod por que falei de tempo? Queremos sonhos com realizações imediatas, e não é assim que a banca toca. Agora, quem sabe você não conheça aí perto de você, na sua cidade, a história de alguém que transformou seu sonho em realidade.
E o seu sonho, qual é? O que está faltando para que ele se torne realidade? Planejamento? Tempo? Investimento?
Abraços e sucesso, sempre!