Olá amigo Empresário…
Olha só o feedback que recebi de um Cliente, o qual me comunicou que estaria cancelando o contrato conosco.
Ele por sinal foi muito gentil, enviando um e-mail comunicando formalmente o cancelamento, e logo em seguida fez questão de nos ligar, agradecendo o tempo que ficou conosco, pelo atendimento que oferecemos neste período, mas acima de tudo pelo profissionalismo com que foi sempre tratado.
De nossa parte, agradecemos também a consideração deste Cliente por sua preocupação em nos relatar o fato de maneira cordial, pois isto demonstra o bom relacionamento mantido entre as partes.
Agora, vamos ao que está no corpo do titulo deste artigo: … queríamos algo mais focado (nichado) ! ! !
Neste caso, gostaria de estar ponderando alguns fatos que me deparo, e claro, que precisa ser analisado para ambos os lados, ou seja, pela visão do Cliente (do sistema) e pela visão do Fornecedor (do sistema).
Antes, é bom entendermos uma questão mais pontual sobre o fato do termo relatado como “focado”.
Focado ou Nichado em tecnologia de Sistemas, que foi o termo usado, diz respeito a algo específico, que atende particularidades bem próprias de algum segmento.
Olhando pelo ponto de vista do Cliente, acredito que é pertinente saber quais as principais características oferecidas pelo Sistema, e se de fato ele atenderá o Ramo em que você (Cliente) atua.
Existem alguns ramos de atividade que precisam de funcionalidades especificas, isto é bem verdade, claro.
Vejamos como exemplo o caso de Roupas e Calçados, ele (o Sistema) precisa ter o tratamento de grade.
Para um segmento de Óticas, ele precisa atender as especificidades e características próprias para óculos e lentes, que são informações contidas no receituário médico.
Já para uma Farmácia e Drogaria, esta sim tem funcionalidades bem mais nichadas, que talvez nem cabe aqui detalharmos, mas você já deve até ter entendido que serão muitas.
Quando tratamos de Pet Shop, uma particularidade específica seria agendamentos para banho e tosa, como também as características de atendimento veterinário.
Olhando então para alguns (poucos) nichos, teremos sim características específicas onde, se o sistema não for nichado, de fato não irá atender.
Neste ponto então, o Empresário precisará estar atento a estas particularidades do seu nicho (segmento de atuação ou ramo de atividade).
Agora, vamos olhar pelo lado do Fornecedor de Sistemas.
Caberá a ele saber identificar se sua solução irá ou não atender a todas as necessidades do seu Cliente (nicho).
Ok, se conseguir atender, então trata-se de um Comércio Varejista onde a solução terá a aderência necessária.
Que ótimo, a partir deste ponto então, vamos entender de “fato” o que vejo acontecer quando Clientes cancelam o uso de um Sistema e migram para outro, e no final avalie se você não está errando em um ou mais pontos que estarei relatando.
Vamos começar pelas necessidades que os Clientes buscam solucionar a partir do uso de um Sistema de Gestão.
Vale lembrar aqui, que um Sistema de Gestão deverá suprir todas as necessidades sobre Vendas, Compras, Estoque, Finanças, Fiscal, Crediário, e não somente a emissão de Documentos Fiscais (Cupom Fiscal SAT e NF-e)
Sendo assim, vamos aos fatos.
– Empresários (Empreendedores) abrem sua Empresa para gerar Lucro$ e consequentemente melhorar suas condições básicas de sobrevivência, a não ser que esteja abrindo uma ONG, certo ?
Porém, vamos ver o que o SEBRAE nos mostra como relevante no cenário atual.
– Mais de 60% das Empresas abertas acabam fechando nos primeiros 5 anos.
Pasmem agora, ao entender quais são os principais motivos que levam a este resultado (fechamento).
a) Parte fecha em 3 anos, onde o principal motivo é a falta de Gestão eficiente;
b) Muitas por falta de controle Financeiro e Fluxo de Caixa necessário disponível;
c) Algumas por baixo nível de conhecimento em Gestão Empresarial;
d) Outras por terem receitas apenas que cobrem os Custos do mês, pois não geram Lucro;
Poderíamos continuar elencando outros pontos, mas estes já são o suficiente para começarmos a entender o que estou querendo mostrar.
O que o Empresário precisa na maioria das vezes não é Trocar de Sistema, mas sim trocar suas práticas de Gestão atual.
Melhor ainda, precisa começar a entender qual seu posicionamento atual enquanto Gestor.
Está administrando seu bem ou negócio (significado de Gestor) de maneira satisfatória, ou precisa melhorar? Comece avaliando os seus resultados hoje, e entenda aqui como resultado sendo seu “Lucro”.
Toda mudança deve começar no topo da pirâmide, neste caso, deve começar pelo Proprietário.
Você (Empresário) pode trocar de Sistema? Claro que sim!
Mas, se trocar de Sistema e continuar com a mesma filosofia de Gestão, de nada irá adiantar, salvo que seu sistema atual não atenda as premissas básicas do seu “Nicho”.
Agora, se atender, então comece chamando seu Fornecedor (de Sistema) para alinhar um projeto de crescimento (geração de Lucro) em conjunto para sua Empresa.
Crescer da trabalho (e quem falou que não daria), e muito, mas também gera a satisfação em relação ao que foi dito logo no começo, onde falei que o Empresário cria uma Empresa para gerar Lucro, o resto é consequência e fará parte do processo para gerar este resultado.
Pense nisso, será que você não está precisando repensar a maneira como olha ou utilizas as suas ferramentas de Gestão para gerar seu Lucro.
P.S.: Antes de qualquer decisão sobre mudar alguém ou algo, olhe para você e pense, será que a mudança não deverá começar por mim?
P.P.S.: Aproveitando, vamos ver o nível de Gestão que você está hoje, e quais os recursos que usa do seu Sistema atual, respondendo para você mesmo, qual o valor do seu Lucro apurado no Mês passado, lembrando que Lucro é diferente de Margem.
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