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Olá amigo Empresário !
Deixa eu te fazer uma pergunta:
– Quanto você precisaria vender a mais, para que fosse viável oferecer um desconto de 10% para seus clientes em um determinado produto ?
Vamos pegar como exemplo um refrigerante, onde o valor de venda normal é R$2,50 cada unidade.
Supondo então que você irá oferecer 10% de desconto em cada unidade, qual seria o volume necessário de vendas a mais para suprir esta ‘PERDA’ com o desconto oferecido ?
Antes de irmos mais adiante com o cálculo, vamos analisar um outro ponto muito importante.
Aliás, 2 pontos para ser mais detalhista.
O primeiro é relacionado ao volume (montante) gerado de descontos aplicados em todas as suas vendas diárias.
Hoje você tem acesso a este valor ?
Acesso ao montante de descontos oferecidos na venda de todos os produtos comercializados no Mês ?
Vamos pegar um exemplo, onde a Empresa fatura R$200.000,00 mês.
Durante este período ela fez diversas promoções, oferecendo produtos com descontos variados.
Alguns com 3% de desconto, outros com 5% e teve produtos até com 10% de desconto aplicado na venda.
Teve também a venda de produtos promocionais, como Combos, onde comprando uma unidade a segunda estaria sendo vendida com 20% de Desconto.
Então, este montante dos descontos aplicados, gerou um total de R$11.980,00.
Pensando assim, nós temos que o volume total Faturado foi de R$211.980,00 , porém, aplicando-se os descontos promocionais, a Empresa gerou um volume Líquido Faturado de R$200.000,00.
Guarde estes números então.
E vamos ao segundo ponto.
O mito de que os Clientes só compram se oferecermos descontos.
Na verdade o que precisa ser feito é apresentar o valor a ser cobrado de forma mais atraente, ou seja, nem sempre o produto estará com o desconto de fato.
Você poderá estar divulgando a imagem do preço como sendo DE (x) POR (Y) , ou DE (x) com 5% de desconto sairá por (y).
Aqui, estaremos utilizando o desconto como uma Ferramenta de Marketing.
Não vamos citar nomes, mas as grandes Empresas usam esta estratégia em suas campanhas de Marketing.
Então, a orientação que quero deixar, é para que pondere os Descontos oferecidos atualmente.
Em um mês de venda, se aplicar um desconto médio de 10% a menos, o seu Lucro já terá uma grande alteração, e seu Cliente não irá perceber o fato ocorrido.
Quer um exemplo.
Um produto onde o valor de venda seria R$10,00.
Aplicando-se um desconto de 10%, seu valor de venda viria para R$9,00 , correto ?
Agora, se você aplicar um desconto de 10% menor, antes de ser 10% então seria 9%.
Neste nosso exemplo, em um volume total de desconto que foi de R$11.980,00 , passaria para 10% menor, o que sobraria em nosso valor liquido faturado um resultado de R$10.782,00.
O valor nominal deste resultado será de R$1.198,00.
Percebe como ter os números, os indicadores é muito, mas muito importante para as ações e tomadas de decisão.
Voltando agora ao que falei logo no inicio, veja o quanto você precisaria vender a mais para oferecer um desconto de 10% em um lote de determinado produto.
Primeiro vamos hipoteticamente pegar um MARKUP, ou seja, um Lucro Bruto aplicado de 30%.
Para oferecer um desconto de 10%, seu volume de vendas precisarão ser 50% maior do que o normal para este produto.
Em números, você tiver uma venda nominal de 500 quilos de Feijão no mês, será necessário aumentar a venda para 750 quilos mês para gerar o mesmo valor faturado, e compensar o desconto oferecido.
Vou deixar o link para acesso a tabela completa do Lucro Aplicado e o Desconto Oferecido, apresentando o Crescimento necessário nas vendas para compensar o desconto.
Então é isto, como você está fazendo para acompanhar o volume de vendas e o desconto oferecido em sua Empresa.
Pense nisso, e coloque em prática o controle destes indicadores.
Abs, e suce$$o…
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