[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” border_style=”solid”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=””][fusion_text]
O inventário de estoque permite que você saiba, com exatidão, quais produtos a sua loja possui, e em que quantidade. Dessa forma, fica bem mais fácil organizar promoções para evitar que itens perecíveis percam, por exemplo.
Essa é só uma das suas vantagens — mas, para garantir todas elas, é essencial manter atualizadas as suas informações. Pensando nisso, trouxemos a seguir algumas dicas importantes para você extrair o máximo do seu estoque, evitando desperdícios e faturando sempre mais! Vamos lá?
Calcule a sua rotatividade
Antes de mais nada, é preciso ter em mente a quantidade de cada item que é vendida em determinado período de tempo. Isso varia de acordo com a época do ano e eventos sazonais, como Natal, Copa do Mundo, entre outros. Assim, você poderá tomar decisões mais seguras no momento de comprar dos seus fornecedores.
Além disso, ter um cálculo preciso dessa rotatividade ajuda a evitar que eles passem da validade, fiquem acumulados ou, pior: que se esgotem e o seu cliente vá comprar do concorrente!
Defina a periodicidade do inventário
Além de servir como ferramenta para otimizar os seus ganhos, o inventário de estoque é muito importante para evitar a perda de dinheiro com multas. Afinal, todo estabelecimento é obrigado a informar a quantidade de itens em seus estoques.
A periodicidade desse inventário não deve ser nem muito grande nem curta demais. Por isso, uma dica para chegar ao número ideal é começar a fazê-lo semanalmente. Depois de algumas semanas, verifique se há necessidade de manter essa contagem semanal ou se é melhor partir para uma contagem quinzenal, e assim por diante.
Prepare o espaço
Sabe aquele tênis que o cliente desistiu de comprar já no caixa, ou aquela camiseta que o vendedor tirou do pacote para mostrar ao cliente? Tudo isso precisa voltar ao seu devido lugar, seja na prateleira seja no estoque, antes de se iniciar o processo de contagem.
Ter um espaço organizado, com os itens separados por cor e tamanho, ajuda a evitar erros no momento da contagem — além de já deixar a sua loja organizada para os clientes comprarem! Com uma só ação, você ganha duas vezes.
Reserve dias e horários
Sempre há dias em que a sua loja fica às moscas, sem clientes e sem recebimento de mercadorias. Pois esse é o dia ideal para você atualizar o seu inventário de estoque. Isso ajuda a manter a sua loja organizada aproveitando um tempo ocioso, seu e de seus funcionários.
Ainda é possível aproveitar esse momento para definir estratégias e promoções, deixando a loja mais movimentada nesse dia!
Faça contagens e recontagens
É bem comum que ocorram erros na hora de efetuar as contagens. Por se tratar de um processo manual, por mais bem preparado e organizado que o espaço esteja, e por mais que o seu funcionário esteja atento, falhas fazem parte do processo.
Justamente por isso, é fundamental fazer, pelo menos, uma recontagem para conferir os dados e sanar inconsistências. Inclusive, ter uma ferramenta como um leitor de código de barras integrado ao sistema da sua loja auxilia muito nessas horas: ele contabilizará corretamente os seus produtos mesmo que um ou outro esteja fora de lugar.
Saiba aproveitar o seu estoque
Imagine agora que, percebendo que há chocolate demais no estoque, você resolve fazer uma promoção de ovos de páscoa antes mesmo de ela acontecer. Provavelmente, a sua loja ficaria lotada, e você venderia bem melhor do que os seus concorrentes!
Enfim, esse é um exemplo prático de como o inventário de estoque é uma ferramenta poderosíssima para tornar sua loja campeã de vendas. Como vimos, são vários os benefícios de manter atualizadas as informações sobre o estoque. Então, agora é hora de pôr estas dicas em prática!
E aí, gostou do post? Sobrou alguma dúvida? Quais táticas você já utiliza para manter seu inventário de estoque em dia? Deixe-nos o seu comentário!
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]