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Plano de Fidelidade: Num cenário de alta competitividade de mercado, manter um relacionamento próximo com o público consumidor é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Por esse motivo, cada vez mais empresas estão investindo num plano de fidelidade para seu negócio.
Essa ferramenta promove uma série de benefícios para as empresas. Entre eles, a possibilidade de se aproximar dos clientes e conhecer melhor suas necessidades. Assim, a gestão pode direcionar melhor os investimentos para aumentar a satisfação do público, suas vendas e melhorar a imagem do negócio do mercado.
Por esses motivos, apresentamos neste artigo as principais informações sobre o plano de fidelidade para empresas, mostrando como essa ferramenta pode beneficiar o seu negócio. Quer saber mais? Continue a leitura para conferir!
O que é um plano de fidelidade?
Basicamente, um plano de fidelidade pode ser entendido como um programa criado pela empresa para motivar seus clientes a manterem compras regulares, por meio de incentivos — normalmente, descontos e condições exclusivas para membros.
Essa ferramenta pode ser criada de diferentes maneiras. Algumas empresas oferecem cartões com um número definido de espaços que são carimbados em toda visita e quando completo, o cliente ganha um prêmio, como um item grátis — esse modelo é indicado para micro e pequenos negócios, como pizzarias e restaurantes.
Empresas de médio e grande porte têm mais recursos e podem investir numa versão mais completa de programa de fidelidade, oferecendo um aplicativo ou plataforma em que seus clientes podem se cadastrar, manter seu histórico de consumo com a marca e acumular pontos que podem ser convertidos em benefícios — como descontos, produtos ou experiências.
Qual sua importância para a empresa?
Quando criado de forma eficiente, o plano de fidelidade promove uma série de benefícios para a empresa, sendo o principal a construção de um relacionamento forte e próximo com seus clientes — prática importante para incentivar sua fidelização.
Com clientes fidelizados comprando regularmente, a empresa consegue programar melhor sua operação, evitando perda ou falta de mercadorias e investimentos que não trazem retorno para o negócio. Assim, a lucratividade é maior, bem como a saúde financeira da organização.
Além disso, o custo de fidelizar clientes é menor do que o de adquirir novos consumidores, uma vez que as ações de marketing são direcionadas para suas reais necessidades e eles já conhecem a marca. Assim, a empresa também consegue otimizar seu retorno sobre o investimento (ROI).
Quais os benefícios dessa ferramenta?
Como falamos, investir num programa de fidelidade garante uma série de vantagens para a empresa. Abaixo, listamos as 7 principais. Confira!
1. Motiva o cliente a fazer compras regulares
Uma excelente ferramenta para motivar os clientes é adotar um programa de fidelidade. Um sistema de fidelização proporciona benefícios para incentivar os clientes a retornar com regularidade ou consumir mais no estabelecimento.
Geralmente, um cliente tende a gastar 30% a mais do que antes quando completa o cartão pela primeira vez. Além disso, 54% das pessoas admitem comprar mais em determinado estabelecimento, devido a gratificação ofertada por esse tipo de programa.
2. Aumenta as vendas
Por meio do programa de fidelidade é possível gerar motivação para aumentar as vendas no estabelecimento. A fidelização do cliente pode render até 10 vezes mais para uma empresa se comparado aos gastos do cliente comum.
As chances de concluir a compra também aumentam para o cliente fidelizado — enquanto para um comum a probabilidade de vender um produto varia de 5 e 20%, para um cliente fiel ao negócio, as chances ficam entre 60 a 70%. O aumento significativo no lucro do negócio é consequência direta da adoção de um programa de fidelização de clientes.
3. Otimiza o retorno sobre investimento
O lucro obtido com um cliente fiel é notável. Alguns empreendedores compreendem a retribuição ofertada ao cliente pelo envolvimento em programas de fidelidade como um custo irrelevante e desnecessário.
Porém, analisando o rendimento, é possível perceber que o ganho alcançado é maior que a quantia desembolsada nos benefícios proporcionados. Neste sentido, o retorno sobre o investimento em ações de marketing é muito maior, gerando mais rentabilidade para o negócio.
4. Gera marketing boca a boca
Por meio do programa de fidelização é possível atrair novos clientes para o negócio. A divulgação feita boca a boca é mais facilmente alcançada com esse tipo de programa. Ou seja, tal programa também pode atuar como uma excelente ferramenta de marketing.
Recomendações feitas pelos clientes fiéis influenciam a conhecer o estabelecimento, colaborando para a criação de uma imagem positiva da marca.
5. Melhora o relacionamento com o cliente
Manter um relacionamento mais próximo aos clientes é outra possibilidade oferecida por um programa de fidelidade bem estruturado. Assim, é possível analisar suas necessidades e desejos e melhorar cada vez mais a experiência de compra.
Sugerir novos produtos, apresentar novas ofertas e promoções e entender o que pode ser aperfeiçoado por meio de pesquisas de satisfação, faz parte do programa.
6. Gera mais inteligência para o negócio
Empresas que adotam planos de fidelidade completos, incluindo cadastro de clientes, coletam informações detalhadas sobre público e comportamento de compra. Uma vez que essas ações são acompanhadas na plataforma do programa.
Assim, a tomada de decisão sobre ações de marketing, vendas e até mesmo pesquisa e desenvolvimento (P&D) ficam mais assertivas, garantindo melhores chances de sucesso para as escolhas feitas.
7. Aumenta a competitividade da empresa
Por fim, todos os benefícios listados acima resultam numa vantagem muito importante para o cenário atual: ganho de vantagem competitiva. Isso acontece porque a empresa otimiza sua operação, tomar melhores decisões e manter uma cartela fiel e lucrativa de clientes.
Como implementar um plano de fidelidade com eficiência?
Para fazer um plano de fidelidade, deve-se seguir 3 dicas básicas: saber o perfil do cliente, observar o comportamento de compra e estabelecer regras. Isso acontece porque nem todo benefício é atrativo e faz sentido para o público da empresa, por isso, a estratégia deve ser alinhada a seus objetivos para ter sucesso.
A Magazine Luiza, por exemplo, oferece um clube de vantagens exclusivo para pessoas que fizeram pelo menos 3 compras nos últimos 24 meses, que inclui descontos, frete grátis e ofertas personalizadas. Em contrapartida, a Samsung tem um clube exclusivo para compradores do Galaxy Note, oferecendo descontos e experiências únicas, como assentos em jogos de esportes.
Investir nas ferramentas corretas também é essencial para implementar um bom programa de fidelidade. Ter uma estrutura eficiente de funcionamento, bem como objetivos claros a serem atingidos, deve ser considerado como base. As vantagens trazidas pelo programa de fidelidade são inúmeras, por isso não deixe de conhecer tais benefícios para seu empreendimento.
Se você tem alguma dúvida sobre como funciona o plano de fidelidade e quer entender melhor como podemos ajudar, então entre em contato com a gente para saber mais!
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