[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” border_style=”solid”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]
Você quer uma Gestão eficiente das Trocas e Devoluções ou você quer perder dinheiro com Trocas e Devoluções.
Existem formas e formas para fazer este tipo de procedimento em Lojas de Varejo (em todos os Ramos). Cada Empresário define seu método, sua ‘PERMISSÃO’ e Autonomia aos Funcionários envolvidos, seus controles internos, suas anotações e documentos criativos, tudo o que pode e deve ser feito para que não se tenha PERDAS Financeiras com este CAOS.
Na eminência de se ter uma maior AGILIDADE na frente de caixa e no atendimento ao Cliente, Empresas se descuidam sobre qual o melhor processo e as normas para que seja permitida e efetivada uma TROCA ou DEVOLUÇÃO.
Por entender que este procedimento envolve valores MONETÁRIOS já transacionados, vamos orientar aqui para que se tome todo o tipo de cuidado no processo, e não apenas efetive a transação de forma SIMPLISTA.
Veja alguns exemplos onde não se toma o devido cuidado no processo, podendo gerar PERDAS Financeiras:
No caso da TROCA: receber a Mercadoria e devolver a mesma para a prateleira para venda e entregar uma substituta ao Cliente, sem baixa no Sistema. Apenas recebeu uma e entregou outra (no caso de mesmo valor).
No caso da DEVOLUÇÃO: receber a Mercadoria devolvida e disponibiliza-la na prateleira para venda sem informar ao Sistema, retirando o Dinheiro do Caixa, devolvendo o valor Monetário devido ao Cliente, fazendo apenas uma Sangria no Caixa.
No Caso da TROCA com Diferença de Valor a Maior: Alguns procedem o recebimento da Mercadoria devolvida para TROCA, disponibilizando a mesma para venda. O Cliente escolhe uma nova mercadoria com valor a maior, onde deverá proceder o pagamento.
Neste caso, apenas é documentado o valor da DIFERENÇA paga no Caixa.
Situação de TROCA com Valor a Menor: Também ocorrem trocas onde o valor da mercadoria devolvida para TROCA é maior do que a nova mercadoria escolhida. Empresas que aceitam este tipo de troca, procedem de forma simples, apenas disponibilizando a mercadoria devolvida na prateleira, entregando a nova mercadoria escolhida ao Cliente, apenas registrando o valor monetário pago ao Cliente como uma SANGRIA no Caixa.
Estes são alguns exemplos de procedimentos envolvidos em TROCAS E DEVOLUÇÕES. Existem inúmeras formas e procedimentos para Troca. O que precisamos esclarecer aqui, é que a melhor forma de se proceder e aceitar em seu estabelecimento comercial a TROCA e DEVOLUÇÃO será registrando todo o PROCESSO em um Sistema de Informação.
Não permita que o processo não seja DOCUMENTADO para que seja Ágil, e também não permita que o processo seja DOCUMENTADO de forma Simplista.
O processo dever ser EFICIENTE no sentido de preservar a Legitimidade Financeira do processo, garantindo ao Empresário que não terá problemas com Roubos e ‘FALCATRUAS’.
O Empresário deve estar ciente que o processo SIMPLES e FÁCIL para o Cliente e Vendedor também irá gerar um processo SIMPLES e FÁCIL para a ineficiência do PROCESSO, gerando possibilidades para PERDAS Financeiras.
Em novo POST estarei apresentando um passo a passo que faz parte do nosso Projeto AUFRE para este tipo de Transação em Empresas de Varejo. Fique atento.
Florisvaldo Alves Pereira
Diretor – TDP Sistemas de Informação
Veja também:
PROJETO AUFRE – SUA EMPRESA NA PALMA DA MÃO
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]